O QUE É TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL?
É uma linha de psicoterapia breve que envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas, com a finalidade de mudança de padrões de pensamentos disfuncionais (negativos), e consequentemente um comportamento mais funcional. A abordagem enfatiza o “aqui e agora” e reconhece que os acontecimentos no passado (crenças) moldaram a maneira como atualmente pensamos, sentimos e nos comportamos. Tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições (pensamentos) ou interpretações a respeito dessa situação.
O QUE O MODELO COGNITIVO PROPÕE?
O pensamento disfuncional, que influencia o humor e os sentimentos, é comum a todos os transtornos psicológicos. Destaca-se que nossas emoções e comportamentos são influenciados pela percepção dos eventos. Assim, o modelo cognitvo propõe que, o que determina o que sentimos é o modo como interpretamos uma situação, e não necessariamente como ela se apresenta, já que podemos estar influenciados por pensamentos disfuncioanais / negativos. E isso pode ou não representar a verdade daquele fato ou situação.
O QUE SÃO PENSAMENTOS?
Aquela “voz” interna que escutamos ou aquelas imagens que ocupam a nossa cabeça, que se transformam em nossa fala e as vezes em nosso comportamento. E também a opinião e o julgamento que trazemos sobre as coisas e as pessoas.
Constantemente, estamos pensando acerca de vários tipos de coisas (Pensamentos Automáticos).
O QUE SÃO SENTIMENTOS?
Junto com nossos pensamentos, temos também os Sentimentos, que são a capacidade que temos de perceber e sentir e vivenciar as nossas emoções como amor, ódio, tristeza, alegria, ansiedade, mágoa, desgosto, felicidade, contrariedade…
Pensamentos e sentimentos, juntos, irão determinar a forma como entendemos as situações, o que refletirá em nossos comportamentos.
O QUE SÃO COMPORTAMENTOS?
São todas as nossas ações: falar, andar, brigar, gritar, chorar. Temos também as reações corporais, como sudorese, rubor facial, palpitações intensas, tremor entre outras.
Veja este diagrama:
O ambiente e as situações que vivemos, os pensamentos e emoções, as reações corporais e os nossos comportamentos estão todos interligados.
Diante dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos, temos também nossas “Crenças” .
As crenças afetam absolutamente tudo em nossas vidas:
- Como criamos os filhos;
- Onde decidimos morar;
- Com quem nos relacionamos;
- Nosso estado de saúde;
- O trabalho que fazemos;
- O dinheiro que ganhamos;
- Nosso equilíbrio mental e emocional.
Porém estas crenças não são necessariamente a “verdade”: elas são apenas uma percepção que foi aceita como verdade.
O QUE SÃO PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS DISFUNCIONAIS?
São nossos pensamentos rotineiros que se transformam em “gatilhos automáticos” nos levando a pensar, mesmo sem querer, em situações invariavelmente negativas, de catástrofe ou de generalização.
Estes pensamentos ainda tem a característica de:
- Influenciar o comportamento: o que escolhemos fazer ou não, e a qualidade do nosso desempenho;
- Oocorrer em forma verbal ou como imagens;
- Afetar os pensamentos e crenças através de respostas biológicas (mal estar ou doenças que afetam também o corpo físico, decorrentes do estado emocional);
- Influenciar as crenças que se adquire na infância e no meio cultural .
Confira alguns exemplos:
Eles ainda costumam definir o estado de humor que experimentamos. Por exemplo:
- Pessoas com raiva pensam a respeito de como foram prejudicadas;
- Pessoas deprimidas pensam sobre quão infelizes suas vidas se tornaram;
- Pessoas ansiosas vêem perigo em toda parte.
COMO A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PODE AJUDAR O PACIENTE?
O objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental é capacitar o paciente a reconstruir sua cognição com pensamentos alternativos e mais realistas.
O princípio central do modelo cognitivo, é que processamento de informação humana ou atribuição de significado, influencia as emoções e os comportamentos do homem. O processamento da informação do ambiente é essencial a adaptação e sobrevivência humana. Para sobreviver e se adaptar ao meio, o homem desenvolveu sistemas conscientes que incluem capacidade de representação conceitual de si mesmo no mundo. O sistema conceitual humano pode incluir eventos acontecendo não só no presente, mas também no passado e antecipar o futuro.
A capacidade humana de processamento de informação, refere-se a estrutura, processos e produtos envolvidos na representação e na transformação do significado estabelecidos, a partir de dados sensoriais ocorridos devido à estimulação interna e externa. A atribuição de significado não leva diretamente a uma emoção, mas antes a uma cognição e avaliação do significado pessoal da situação, é este produto cognitivo envolvido com tipos de cognição e padrões de avaliação que em parte constituem a experiência emocional.