Hipnose Clínica

CONHECENDO A HIPNOSE

A Hipnose é uma importante ferramenta reconhecida pela Comunidade Científica Nacional e Internacional. O Conselho Federal de Psicologia reconhece seu uso através da Resolução CFP nº 013/00 de 20/12/2000, para Psicólogos habilitados para a função, além dos Conselhos de Medicina, Odontologia e Fisioterapia, que também autorizam a sua utilização nas mais variadas especialidades como, Odontologia, Psiquiatria dentre outras.

É utilizada em consultório num ambiente confortável e seguro, num propósito de tratamento com diferentes técnicas para cada tipo de pessoa.

A Hipnose é indicada para a saúde física e psíquica, desenvolvimento de potencial humano, relações interpessoais, profissionais, acadêmicas, familiares dentre outras. Neste quadro, é tratada a Depressão, Ansiedade, Fobias, Pânico, Obesidade, Transtornos, Insônia, Traumas entre outros.

MITOS DA HIPNOSE

Estar hipnotizado significa perder a consciência?

Não, o transe hipnótico se dá em estado de extremo relaxamento que é induzido pelo Terapeuta, porém o estado de consciência do paciente se faz presente a todo instante, inclusive para que ele possa entender e usufruiur desse importante momento.

Posso não voltar do transe?

De jeito nenhum. Mesmo numa situação de profundo transe hipnótico que ofereça estado de prazeroso  relaxamento ao paciente, e este por sua vez, deseje estender esse momento, basta aguardar um pouco, para que esse estado de transe se transforme em sono, e assim, o paciente despertará tranquilamente.

Será que posso confessar um segredo ou revelar um fato que só eu sei?

Não, isso não acontece. O corpo e mente humana constituem uma máquina perfeita. Mesmo em estado de profundo relaxamento num transe hipnótico, seja um paciente iniciante ou já experimentado nessa prática, a mente humana desenvolve uma função de proteção e vigilância daquilo que está guardado numa zona íntegra do cérebro humano.

O Hipnólogo é apenas um facilitador que está ao lado do paciente, com o objetivo de dar direção enquanto o inconsciente daquela pessoa trabalha a seu favor.

COMO FUNCIONA A HIPNOSE?

O ser humano possui uma mente racional (consciente) que pensa e raciocina. Quando a pessoa está em Hipnose (transe), o estado de consciência é afastado, ao mesmo tempo em que a mente acessa o inconsciente, também chamada de “mente sábia”, onde ficam gravadas as memórias, desejos e acontecimentos nas mais diversas fases da vida. Aqui é quando a pessoa acessa suas emoções e adquire novas habilidades psíquicas frente a vida, aprendendo a fazer uma reprogramação mental. Esse exercício traz “re-significado” às suas vivências, que na maioria das vezes advém do estoque de informações e experiências mentais, por vezes negativas, que eliminam sensações e reações desagradáveis, trazendo sensação de controle, através de caminhos para uma vida plena, saudável e feliz.

COMO É O TRATAMENTO COM A HIPNOSE?

Inicia-se com uma pré-consulta (anamnese) que consiste em entrevistar de maneira ampla o paciente. Feito isso, o profissional poderá ter uma leitura do mapa mental do paciente, onde serão esclarecidas todas as dúvidas relacionadas ao tratamento. O desejado é que a pessoa venha de livre e espontânea vontade para poder alcançar plenamente os benefícios do tratamento.

A partir da segunda sessão, é possível fazer um teste de susceptibilidade que consiste em fazer um breve exercício, para darmos continuidade no tratamento.

Já num outro estágio, o paciente entra num estado mais profundo de relaxamento (transe), onde é possível, ter visões, emoções, sensações em diferentes fases de sua vida como na gestação, infância, adolescência e na vida adulta, que claro, dependerá da percepção e sensibilidade de cada paciente. Após este transe hipnótico, o paciente volta muito rápido para o estado presente e retoma as suas atividades, normalmente.

O QUE É AUTO HIPNOSE?

Com o passar do tempo e o maior entendimento do processo de hipnose, os pacientes vão se habituando e criando vínculo com seu Terapeuta, podendo praticar a hipnose em casa, utilizando áudios fornecidos pelos profissionais. Esses áudios auxiliam no complemento ao tratamento realizado em consultório, tendo como benéfico um melhor sono, relaxamento pleno e diminuição da ansiedade.

A HIPNOSE PODE SER FEITA EM CRIANÇAS?

Sim, já que as técnicas são semelhantes a usadas em adultos, com a diferença da necessidade de uma avaliação física e psíquica para ter-se o início do tratamento. Caso contrário, ela é feita à distância, sob projeção através dos pais.

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS?

Isso depende de cada paciente e suas respectivas necessidades. Os resultados normalmente são notados já na primeira sessão, na qual o paciente normalmente pode sentir alívio, serenidade e equilíbrio, já que é um tratamento com efeitos duradouros e cumulativos, onde há transformação de dentro para fora, tornando o paciente mais seguro e confiante.